Estratégia: a palavra-chave para quem deseja obter lucro nas licitações. Ao contrário do que muitos empresários pensam, vender para a Administração Pública não é uma questão de sorte. Na verdade, são as empresas mais preparadas para os certames que obtêm os melhores resultados.
Uma gestão estratégica faz toda a diferença para o sucesso de uma organização no mercado, certo? Trata-se de um diferencial para maximizar seus resultados e vencer os concorrentes. E é justamente isso que ocorre nos processos licitatórios: uma boa estratégia te ajuda a alcançar bons resultados, gerando lucro nas licitações.
Mas como criar uma boa estratégia para vencer licitações e aumentar o seu lucro? E como aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) nas vendas para a Administração Pública? Confira logo a seguir!
A importância de uma boa estratégia
Se olharmos no dicionário, vamos encontrar a seguinte definição para estratégia: “plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico”.
Esse é um conceito amplamente aplicado no mundo dos negócios. Na prática, estamos falando de um modelo para os diferentes aspectos da administração de negócios. Isso envolve entender o que a empresa faz, o que precisa ter e o que precisa fazer para atingir seus objetivos.
Essas informações orientam as decisões sobre como alocar recursos, tanto humanos quanto materiais. A estratégia também ajuda a definir prioridades quando os recursos não estão disponíveis para fazer tudo de uma vez. Quando todos dentro da organização entendem a estratégia, ela cria uma estrutura para manter todos trabalhando na mesma direção.
Agora vamos aplicar esse conceito especificamente no mundo das licitações. Uma empresa que deseja vender para a Administração Pública deve ficar de olho em editais, decidir de quais disputas deseja participar, definir os preços de venda, negociar com o pregoeiro e cumprir os contratos firmados. Mais do que isso: também é preciso controlar os custos envolvidos nessas operações e definir os melhores métodos para gerenciar a participação em licitações.
Ou seja, a gestão estratégica também deve estar presente para alcançar o lucro nas licitações. As empresas precisam compreender o que precisam ter e o que precisam fazer para atingir seus objetivos de vendas para a Administração Pública.
Quando isso é colocado em prática, é possível alcançar resultados incríveis. Veja só um depoimento de um cliente da Effecti:
“A gente iniciou participando de 30 licitações ao mês lá em 2012 e hoje a gente tem um volume de participação de 50 licitações por dia e eu falo que a gente não conseguiria chegar nesse volume de participação que a gente tem hoje se não fosse pelo apoio da Effecti. Eu acho que a Effecti traz essa segurança pra gente poder focar no resultado da licitação, focar na nossa competitividade e ter um pouco de liberdade ali, sabendo que a Effecti está nos dando um apoio nesse monitoramento é essencial para que a gente consiga alcançar os resultados.” – Francis Michel - Microtécnica
Tecnologia + estratégia = lucro nas licitações
Todos os cases de sucesso das grandes empresas que aumentaram o seu faturamento nas licitações possuem uma coisa em comum: a gestão estratégica com foco em resultados!
Mais do que simplesmente participar de licitações, direcionar o seu tempo em atividades estratégicas e simplificar tarefas manuais é o que muitas vezes define o fracasso e sucesso de uma empresa.
Atualmente, estratégia e tecnologia andam lado a lado. São tantos os benefícios de implementar ferramentas digitais nas licitações que essa surge como uma grande estratégia para participar de mais licitações, com mais qualidade. E isso reflete diretamente no lucro nas licitações!
Com a plataforma de automação para licitantes da Effecti, empresas como Altermed e Boston Scientific tiveram a oportunidade de direcionar seus esforços na gestão estratégica das suas licitações, obtendo ótimos resultados financeiros.
→ Saiba como a Effecti ajuda grandes empresas a vender para o governo!
Otimizando o seu Retorno sobre o Investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI, é um indicador chave de desempenho (KPI) que é frequentemente usado pelas empresas para analisar a relação entre suas despesas e receitas.
Entender o impacto das ações, sejam elas quais forem, é fundamental para qualquer empresa. Esse entendimento fica claro na famosa citação de Peter Drucker: “Se você não pode medir algo, não pode melhorá-lo”.
Participar de licitações e fechar uma ou duas vendas para a Administração Pública é um ótimo início. Mas o próximo passo é escalar essas operações para gerar mais lucros nas licitações. E, com isso, deve vir a preocupação com o ROI.
Quanto sua empresa gasta para fechar uma licitação? Pense nos custos de mão de obra e ferramentas usadas para participar de licitações. E pense também nos custos para executar os contratos fechados com a Administração. É exatamente isso que deve ser considerado ao analisar o Retorno sobre o Investimento.
À primeira vista, o cálculo do ROI é relativamente fácil. Basta dividir os ganhos do seu investimento pelo custo do seu investimento e você terá sua resposta. Se você calcular um número positivo, obteve um retorno sobre seu investimento; se for negativo, você perdeu dinheiro com seu investimento. Veja só uma fórmula simples:
(Ganhos financeiros após uma venda – custo para viabilizar a venda) / custo para viabilizar a venda
O grande desafio está em identificar os custos. E, depois disso, encontrar formas de reduzir esses custos, aumentar a eficiência e gerar mais lucro nas licitações.
→ Quer analisar o Retorno sobre o Investimento na sua empresa? Acesse a calculadora ROI da Effecti!
Afinal, como economizar tempo e dinheiro nas licitações?
Se você quer gerar mais lucro nas licitações e aumentar o ROI, então precisa economizar tempo e dinheiro. Simples assim.
E a resposta para colocar isso em prática está no uso da tecnologia. Uma boa ferramenta de automação como a Effecti traz diversas vantagens.
É nessa ferramenta que está o segredo para economizar tempo e dinheiro nas licitações. Em vez de procurar manualmente em diversos portais por oportunidades de licitação ou passar horas na frente do computador monitorando o chat do pregoeiro, você pode deixar essas atividades sob responsabilidade de uma solução automatizada.
Veja algumas das atividades que podem ser automatizadas com o auxílio da Effecti:
- Busca por editais pertinentes para a sua empresa
- Cadastramento da sua empresa nos portais de licitação
- Envio de lances em pregões eletrônicos
- Monitoramento das mensagens nos portais de compra
Sua empresa economiza tempo (agilidade em todo o processo) e dinheiro (consegue dedicar ações para etapas estratégicas). Consequentemente, torna-se possível colocar em prática uma estratégia para aumentar o lucro nas licitações!
Você já conhecia a relação entre tecnologia, estratégia e lucro nas licitações? Quer ter um panorama de como a automação pode potencializar as licitações? Então acesse a calculadora ROI da Effecti!