Como reduzir custos ao participar de licitações

Participar de licitações é algo que na prática não custa muito dinheiro, isso claro, se você participa de poucas, afinal, fornecer para a Administração Pública é algo bastante trabalhoso e demanda muito tempo, desse modo, se a sua empresa já participa ou deseja participar de muitas licitações, terá de contratar uma equipe para dar conta […]

Criado em 01 dez 22

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Como reduzir custos ao participar de licitações

Participar de licitações é algo que na prática não custa muito dinheiro, isso claro, se você participa de poucas, afinal, fornecer para a Administração Pública é algo bastante trabalhoso e demanda muito tempo, desse modo, se a sua empresa já participa ou deseja participar de muitas licitações, terá de contratar uma equipe para dar conta do recado e reduzir custos.

É exatamente esse o ponto que vamos tratar nesse artigo. Atualmente, para uma empresa faturar em torno dos 6 dígitos, precisaria em tese de muitos colaboradores, talvez essa seja a realidade da sua empresa atualmente.

Sabemos que cada funcionário custa em torno de 50% só de encargos sociais (fora o salário bruto), tornando-se assim desvantajoso para o empreendedor manter uma equipe apenas para disputar licitações.

Estratégias que provavelmente o seu concorrente usa para reduzir custos

Se você está inserido no mundo das licitações, certamente já se deparou com uma pequena ou microempresa com menos de 10 funcionários faturando na casa dos 6 dígitos e se perguntou: “qual a fórmula para esse sucesso?” 

Especificadamente na modalidade do pregão eletrônico, existem alguns softwares facilitadores que auxiliam no processo licitatório e ajudam a reduzir custos, esses softwares funcionam de forma automatizada, sendo mais produtivo até que uma equipe inteira de colaboradores, isso é o que torna essa prática tão lucrativa.

Existem sistemas, por exemplo, que buscam editais compatíveis com o seu negócio, poupando horas de trabalho em busca de licitações, esses sistemas filtram todos os editais abertos e te avisam somente quando é publicado algo que seja do seu interesse.

Outro sistema muito interessante, que provavelmente o seu concorrente já usa, é a monitoramento do chat dos pregões eletrônicos.

Como você deve saber, acompanhar todas as mensagens do pregoeiro não é uma tarefa fácil e geralmente algumas mensagens acabam passando despercebidas, podendo acarretar na desclassificação da empresa se não o responder ao chat e também instauração de processo administrativo para apurar a conduta praticada.

Esse software auxilia a sua equipe na busca de mensagens em que a sua empresa foi citada, alertando sempre que um pregoeiro convocar a sua empresa, reduzindo as chances de perder grandes negócios, legal né?

E não para por aí, sabe aquele processo árduo de preencher uma proposta e enviar ao portal? Adivinha… Isso mesmo, também existe um software que resolve esse problema e reduz em até 80% o tempo gasto nesse processo, auxiliando no preenchimento da proposta e enviando automaticamente ao portal, além de ainda gerar automaticamente a sua proposta para enviar ao pregoeiro no chat dos pregões.

Ainda existe o polêmico robô de lances, conhecido também como lances automáticos, onde o software identifica os lances dos concorrentes e rapidamente cobre com um lance melhor seguindo um faixa de desconto pré-estabelecia.

Resumindo, com a utilização de softwares para automação dos processos licitatórios, sua empresa vai economizar em mão-de-obra e consequentemente reduzir custos, possibilitando investir em outras áreas do seu negócio.

Você já conhecia toda a importância da tecnologia nas licitações? Quer aproveitar todos os benefícios da Minha Effecti? Faça um teste grátis!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress