Dê play no áudio e descubra os erros em licitações mais comuns e como solucioná-los no dia a dia:
As licitações públicas oferecem um grande potencial de investimento para as empresas. Apenas este ano, a Lei Orçamentária Anual foi aprovada em mais de R$ 5 trilhões para distribuição dos recursos públicos necessários para a manutenção dos serviços públicos.
Isso mostra como a administração está aplicando capital para o crescimento do setor de compras públicas no país. Mas, ainda assim, muitos fornecedores encontram dificuldades para atuar neste mercado.
Além da frustração com a burocracia dos processos licitatórios, é comum que problemas com documentação ou durante a leitura do edital levem a propostas desclassificadas e tempo perdido.
Para ajudar os licitantes a solucionar os erros em licitações e atuar com mais assertividade, criamos um checklist completo com erros comuns em processos licitatórios. Confira:
Por que tantos licitantes ainda cometem erros em licitações?
O ecossistema de licitações é um ambiente complexo. Apesar do estudo e do conhecimento técnico, é comum que licitantes encontrem dificuldades ao analisar editais ou elaborar propostas.
Afinal, os editais estão cada vez mais complicados e exigem mais atenção do leitor, bem como o conhecimento em jargões das áreas de Direito, Administração e Contabilidade. Somando ainda os requisitos exigidos na elaboração das propostas para a administração pública, que segue mais rigorosa a cada ano.
Tecnologia e boas práticas podem reduzir as falhas
Pensando na recorrência desses problemas, é crucial encontrar soluções eficientes que ajudem sua operação a reduzir falhas.
Após aderir ao uso da tecnologia, diversas empresas conseguiram superar contratempos comuns no dia a dia. Com uma ferramenta como a Minha Effecti, é possível utiliza a inteligência artificial para reduzir tempo na leitura do edital e elaborar propostas mais precisas.

Como evitar erros em licitações?
Antes de identificar a solução para os erros mais comuns nas licitações, é importante saber o que fazer para evitá-los no dia a dia.
Dessa forma, você pode identificar lacunas na sua operação e evitar erros antes que eles se tornem um grande problema para o seu negócio:
Organização interna e planejamento
Documentações fora da validade, processos fora do prazo e propostas desalinhadas com a capacidade de entrega da empresa são problemas de organização interna.
Por isso, utilizar um planejamento anual/semestral permite entender as prioridades do negócio e mapear prazos e documentos para manter sua operação preparada durante a abertura de novos processos de alto potencial para o negócio.
Isso pode ser feito com o uso de softwares ou planilhas e seguindo metodologias ágeis para otimizar o tempo.
Treinamento de Equipe
Como mencionado anteriormente, a administração pública está cada vez mais exigente com as propostas, enquanto os editais crescem em complexidade.
Por isso, contar com uma equipe preparada para interpretar o vocabulário profundo da área, além de um time comercial preparado para vender para o governo é fundamental.
Leia nosso artigo completo sobre “Treinamento para equipes comerciais” e veja como aumentar o sucesso nas licitações com a capacitação do seu time.
Benefícios da tecnologia e automação
Muitas empresas ainda têm receio de investir em automação e sofrer penalizações. Porém, esse é um dos erros em licitações que pode custar mais caro para os negócios.
Afinal, enquanto algumas empresas evitam a tecnologia, outras contam com ela para otimizar seus processos e licitar com mais técnica.
Utilizando o robô de lances, por exemplo, sua empresa corre menos riscos de enviar valores incorretos e perder oportunidades.
Checklist: erros em licitações e como solucioná-los
Agora que já conhecemos as melhores práticas para evitar erros em licitações e manter sua operação ativa, confira o checklist com erros comuns e como solucioná-los:
| Erro comum | Problema/Consequência | Solução prática |
| Não saber identificar as oportunidades certas | Pesquisar de portal em portal gera perda de tempo e de resultados. → Risco de perder prazos. | Usar a Effecti para filtrar editais de alto potencial para o seu negócio, seja no aplicativo gratuito ou na plataforma completa. |
| Falhas na leitura do edital | Não interpretar/entender corretamente as exigências do edital e criar uma proposta desalinhada → Alto risco de desclassificação. | Criar um checklist de leitura e usar a Aimê da Effecti para análise dos requisitos com eficiência. |
| Proposta mal estruturada | Documentação com erros, divergência de valores, ausência de assinatura → Alto risco de desclassificação. | Padronizar modelos, fazer revisão dupla e usar a automação da Effecti no cadastro de propostas. |
| Falta de estratégia na disputa de lances | Não acompanhar em tempo real → Alto risco de ultrapassar a margem de lucro ou perde a disputa. | Utilizar o robô de lances da Effecti para definir parâmetros e disputar em múltiplos pregões ao mesmo tempo. |
| Falha no monitoramento de chat | Perder mensagens do chat → Alto risco de sanções e perda do contrato. | Usar o monitoramento de chat da Effecti, que envia alerta pela plataforma e aplicativo. |
| Falta de acompanhamento na execução do contrato | Não monitorar recursos, homologação e contratos → Alto risco de perda do contrato e prejuízos. | Criar um fluxo de acompanhamento até a execução do contrato. |
| Licitar sem analisar o mercado | Ausência de visão de mercado e inteligência → Grande desvantagem frente à concorrência. | Usar o Panorama das Licitações e a análise de mercado da Minha Effecti para planejar melhor a atuação. |
A Effecti te auxilia em todas as etapas do processo licitatório, com um plano pensado especialmente para as suas necessidades.
Identifique seu nível de maturidade nas licitações e entenda como a Effecti pode te ajudar a solucionar cada um dos problemas listados. Receba o Diagnóstico de Maturidade nas Licitações:
