Inteligência de mercado e o impacto nas licitações

No cenário de mercado competitivo de hoje, as empresas precisam desenvolver a capacidade de reagir às mudanças constantes. Ao aplicar a inteligência de mercado, é possível avaliar e organizar dados para guiar a tomada de decisão. Mas você sabia que a inteligência de mercado também pode ser aplicada nas licitações? Com o uso da análise […]

Criado em 30 jan 23

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Por Maicon Schelter

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Inteligência de mercado e o impacto nas licitações

No cenário de mercado competitivo de hoje, as empresas precisam desenvolver a capacidade de reagir às mudanças constantes. Ao aplicar a inteligência de mercado, é possível avaliar e organizar dados para guiar a tomada de decisão.

Mas você sabia que a inteligência de mercado também pode ser aplicada nas licitações? Com o uso da análise de dados e ferramentas inteligentes, você pode tornar a participação em processos licitatórios mais assertiva.

Quer entender melhor como a inteligência de mercado contribui com o sucesso da sua empresa nas licitações? Confira ao longo deste artigo!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado significa reunir e analisar dados relevantes para o mercado de uma empresa – incluindo clientes, tendências e concorrência. A partir disso, torna-se possível otimizar a tomada de decisões sobre concorrentes, produtos e tendências/comportamentos do consumidor.

A tomada de decisão em uma empresa é um processo alimentado pela quantidade de informações relevantes de mercado que você possui, e a inteligência de mercado faz exatamente isso. Ela permite que uma organização obtenha uma compreensão abrangente de todos os fatores que interferem na sua performance.

O impacto da inteligência de mercado nas licitações

O grande objetivo da inteligência de mercado é criar uma base para fundamentar todas as decisões de uma empresa. Quando aplicado ao mundo das licitações, esse conceito permite uma atuação com mais assertividade – usando menos tempo e recursos para alcançar um resultado positivo.

Veja só como a inteligência de mercado agrega valor nas licitações:

  • Fornece informações sobre os possíveis compradores da Administração Pública
  • Avalia seu potencial de crescimento no mercado de licitações
  • Busca oportunidades de mercado que podem ser exploradas
  • Faz uma análise de concorrentes que atuam com venda de produtos ou serviços semelhantes aos da sua empresa
  • Permite uma avaliação sobre a capacidade que a sua empresa tem de atender às demandas de licitações – considerando questões geográficas, mão de obra e quantidades de estoque
  • Ajuda você a antecipar o que está por vir, orientando a tomada de decisões da sua empresa
  • Agiliza a elaboração de estratégias em torno do cenário competitivo das licitações
  • Auxilia no planejamento de participação em licitações – buscando as oportunidades que fazem mais sentido
  • Contribui na definição dos preços praticados e valores mínimos para os lances em pregão
https://www.youtube.com/watch?v=oa0_LeFso-k

Evolução da inteligência de mercado no cenário de licitações

Acabamos de ver todo o potencial de aplicar a inteligência de mercado nas licitações. Mas isso somente é possível por conta de toda a evolução que ocorreu nos últimos anos.

Os licitantes que já vendiam para a Administração no fim dos anos 90 devem lembrar como era difícil encontrar oportunidades de licitações. Era preciso depender de jornal, carta convite, mural e e-mail. Nesse cenário, a internet ainda era muito precária:

  • Internet 1.0
  • Conexão lenta
  • Poucos recursos tecnológicos

Voltando para os dias atuais, tudo o que a sua empresa precisa está na internet: informações sobre as licitações, órgãos públicos, concorrentes, histórico de processos licitatórios, investimentos da Administração e muito mais. Trata-se de um cenário bem diferente:

  • Internet 3.0
  • Conexão de alta performance
  • Vastos recursos tecnológicos
  • Redes móveis / mobilidade
  • Portais de licitação e portais de transparência

Com tantos dados à disposição, basta encontrar a tecnologia certa para extrair o máximo de valor – maximizando a participação da sua empresa nas licitações.

Descubra como aumentar seus resultados em licitações com a calculadora de ROI da Effecti!

Inteligência de mercado + licitações = tempo e dinheiro

No fim das contas, a inteligência de mercado aplicada nas licitações tem um potencial enorme de gerar uma economia de tempo e dinheiro. A sua empresa atua de forma certeira para vencer os processos licitatórios que realmente deseja atender.

Mas como colocar isso em prática?

A Effecti desenvolveu a melhor e mais completa plataforma para licitantes. Trata-se de um software completo que pode te auxiliar durante todo o processo licitatório – desde o aviso de licitação até a disputa e monitoramento de mensagens.

Veja tudo o que você pode fazer na plataforma Minha Effecti:

1. Encontrar

Na etapa Encontrar, você receberá oportunidades por meio de filtros inteligentes todos os dias. Nela você pode:

  • Filtrar as palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço, recebendo apenas os editais que lhe interessam;
  • Escolher até quatro horários diários que deseja receber nossos e-mails com as novas oportunidades de negócio;
  • Centralizar e gerenciar editais de diversos portais em um único lugar;
  • Aprimorar os resultados, aplicando filtros avançados, a partir de exclusões e combinações de palavras;
  • E ainda ganhar tempo para poder aplicar na gestão do seu negócio.

2. Cadastrar

Com a etapa Cadastrar, reduzimos em até 80% do tempo que você gastaria digitando as suas propostas nos portais. Aqui você cadastra a sua proposta com facilidade e agilidade. E nós as enviamos automaticamente aos portais.

Além disso, o nosso sistema também:

  • Calcula os valores totais de cada item automaticamente, tornando ainda mais rápido esse processo;
  • Faz o preenchimento automático dos campos de declaração de ciência, aquele que é obrigatório a cada página com 10 itens;
  • Oferece mais facilidade e rapidez no orçamento de itens de grupo;
  • Possibilita a importação do orçamento feito em planilhas, ou ainda através de digitação em uma interface mais amigável;
  • É totalmente compatível com o sistema de ERP utilizado pela sua empresa. Além do envio da proposta automatizada, gerada em poucos cliques em PDF para enviar ao pregoeiro.

3. Disputar

Na etapa Disputar, você automatiza o envio dos seus lances na fase aberta do pregão. Dispute com facilidade e segurança diversos pregões ao mesmo tempo utilizando uma estratégia inteligente para garantir a melhor lucratividade possível – aumentando sua competitividade e diminuindo muito a chance de erros.

O robô de lances da Effecti é diferente! Nossas principais vantagens são:

  • Possibilidade de envio de lance com valor inferior ao mínimo desejado;
  • Lances enviados de forma mais rápida, aumentando a chance de vencer a disputa;
  • Sistema multi empresa. Com uma única aplicação, você pode disputar licitações de várias empresas e filiais;
  • Visualização dos melhores lances do item e mensagens do chat, tudo isso dentro da própria plataforma.

4. Monitorar

Chega de acompanhar as inúmeras mensagens de vários portais. Na Etapa Monitorar, centralizamos todas elas em um único ambiente e emitimos alertas quando a sua empresa for convocada pelo pregoeiro. Desta forma você reduz as chances de perder grandes negócios e sofrer as temidas penalizações por não responder o chat. Nossa tecnologia de monitoramento é única! Nossos principais diferenciais são:

  • Envios de alertas visuais e sonoros na plataforma ou por aplicativo sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões, garantindo que não perca nenhuma convocação, ou prazos legais;
  • Atualizações destacadas em diferentes cores, ajudando você a focar no que realmente precisa ser resolvido primeiro;
  • Divisão clara entre as mensagens lidas e não lidas de uma licitação. Assim você não perde tempo lendo a mesma mensagem mais de uma vez;
  • Destaques do nome da sua empresa e as palavras-chave encontradas, para facilitar a localização do que realmente interessa;
  • Centralização do monitoramento de um grupo de empresas em um único ambiente. Ideal para quem presta consultoria, possui filiais, ou mais empresas. 

5. Analisar

A ferramenta analisar licitação é um novo módulo da Minha Effecti e ainda está em fase beta, ou seja, sendo testada com alguns clientes. Ela reúne todas as informações que todo licitante sempre sonhou: relatórios completos sobre a performance da sua empresa, desempenho dos principais concorrentes e comportamento dos órgãos licitantes.

Você já conhecia o papel da inteligência de mercado nas licitações? Quer conhecer melhor as funcionalidades da Minha Effecti? Solicite uma demonstração gratuita da plataforma Effecti agora mesmo!

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