Durante o Fórum Econômico Mundial, que acontece na Suíça, o Ministro da Economia Paulo Guedes anunciou que o Brasil abrirá o mercado de licitações públicas às empresas estrangeiras.
Tal ação vem para reafirmar a busca do país em incorporar melhores práticas em suas contratações e também, segundo Guedes, fazer um “ataque frontal” à corrupção.
“Você tem que saber o que quer. Quer ter as melhores práticas, receber os maiores fluxos de investimentos e se integrar às cadeias globais de negócios? Ou queremos continuar sendo 200 milhões de trouxas servindo a seis empreiteiras e seis bancos?”
O ministro ainda declarou que irá pedir formalmente a sua adesão no Acordo de Compras Governamentais.
O que é o Acordo de Compras Governamentais?
O acordo (Government Procurement Agreement – GPA) é um acerto global que dá tratamento igual a empresas nacionais e internacionais em compras do governo.
Existente há quase 40 anos, possui países como Estados Unidos, China, Japão, Austrália e Canadá como aderentes. Ao total são 28 países que já assinaram o acordo.
Acordos de compras entre o Brasil e outros países já foram firmados no passado. O acordo comercial entre Brasil e Peru foi assinado em 2016 e no início de 2019 houve a aliança com o Chile.
As mudanças nas licitações provenientes da abertura ao mercado internacional só poderão ser vislumbradas depois das negociações com o GPA.
Enquanto isso, aguardaremos as novas alterações nas licitações brasileiras.
O ano de 2020 para as compras públicas promete!
Não quer perder nenhuma mudança nas licitações este ano?
Então você precisa garantir a sua presença no maior evento para licitantes do Brasil.
O Effecti Experience é um evento que propicia ao participante uma experiência como ele nunca viu, através dos palestrantes reunidos, temas abordados e a inovação sempre presente.
Serão dois dias de intensa imersão e conhecimento para aumentar o sucesso de empreendedores e fornecedores na hora de vender para o governo. Grandes especialistas em licitações e contratos estarão reunidos no Effecti Experience 2020 para compartilhar o que há de mais atual e relevante no cenário de compras públicas do país.
[review_post_blog review="4.4"]