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Como vender para o governo em tempos de incerteza econômica

Durante as mudanças no cenário econômico, as empresas podem enfrentar desafios para manter sua operação ativa. Confira como continuar vendendo para o governo mesmo em tempos de incerteza.

Dê play e ouça o conteúdo completo para entender como vender para o governo em períodos de instabilidade econômica:

As mudanças no cenário econômico têm impacto direto na forma como as empresas oferecem seus produtos e serviços para os consumidores. Atualmente, com as medidas tomadas no mercado internacional, as empresas enfrentam um momento de incerteza e preocupação.

No entanto, apesar das dificuldades, o mercado de compras públicas continua sendo uma alternativa sólida, indicando um momento favorável para fortalecer a presença no mercado público nacional.

Esse foi o tema da live “Como manter a operação ativa com contratos públicos”, apresentada pela Maria Bay, especialista em soluções exponenciais para licitações da Effecti, e Luiz Eduardo Zanoto, advogado e especialista em licitações públicas. Confira os principais tópicos abordados nesse evento.

Por que vender para o governo é uma oportunidade mesmo em tempos incertos

Durante os períodos de desaceleração da economia, as compras públicas continuam sendo uma oportunidade interessante de investimento para os fornecedores.

Conforme explicado pelo professor Zanoto, isso acontece porque as incertezas econômicas externas impulsionam os gastos públicos. Ele destaca ainda que as políticas públicas essenciais (saúde, educação e manutenção pública), garantem a continuidade das compras governamentais.

Dessa forma, as principais razões para vender para o governo em tempos de incerteza incluem:

  • Estabilidade dos contratos públicos: a Administração Pública é um cliente considerado “confiável”, com contratos que proporcionam mais segurança para as empresas.
  • Volume de compras governamentais: além dos diversos setores de atuação, a Administração Pública exige uma alta demanda de insumos, o que oferece mais previsibilidade e lucratividade nos contratos.
  • Construção de relacionamentos: durante esses períodos de instabilidade, empresas que ainda não atuam com licitações podem estabelecer seus primeiros contatos com a administração.

Principais desafios e como enfrentá-los

As empresas que decidem investir no mercado de compras públicas precisam estar preparadas. Durante a live, Zanoto explica que é preciso conhecer o negócio e as condições, antes de iniciar sua atividade no mercado:

“Quando eu vou correr uma maratona, eu não posso correr de terno e sapato. Eu tenho que estar com traje adequado, senão vou me prejudicar no meu projeto. Então é o mesmo. Eu decidi vender para o governo, qual é o primeiro passo? Saber quem eu sou, saber qual é a minha expertise […] e, a partir daí, prospectar, projetar sua ambição de crescimento.” — Eduardo Zanoto

Portanto, durante esse processo, as empresas podem enfrentar desafios como:

  • Burocracia e mudanças frequentes: o cenário atual exige que as empresas consigam se adaptar rapidamente às mudanças políticas, o que pode ser um desafio considerando os processos burocráticos das licitações públicas.
  • Concorrência elevada: em tempos de incerteza econômica, é possível que a concorrência no mercado público fique ainda mais elevada. Por isso, as empresas precisam encontrar formas de se destacar, oferecendo diferenciais competitivos.

Como mitigar os riscos

Manter uma cultura de inovação e capacitação é essencial para mitigar potenciais riscos quando participa do mercado de compras públicas. Estudar o edital, entender as especificidades da contratação e apresentar uma proposta diferenciada são estratégias fundamentais para atuar com segurança.

Logo, acompanhar as mudanças e entendê-las antes de tomar uma iniciativa ajuda a aproveitar as oportunidades que surgem nesse período.

Como aproveitar as oportunidades do mercado de compras públicas?

Para aproveitar as oportunidades e vender para o governo durante momentos de instabilidade econômica, considere:

  • Elaborar propostas bem estruturadas: uma proposta deve ser clara, objetiva e atender a todos os requisitos do edital. A administração busca frequentemente por inovação, por isso, apresentar soluções qualificadas pode auxiliá-lo a se destacar.
  • Identifique as características de alto potencial para o seu negócio: antes de participar de um certame, avalie se a sua empresa possui a capacidade técnica e os recursos necessários para atender o edital.
  • Documentação em dia: mantenha todas as informações necessárias sempre atualizadas e sua documentação em ordem. Organização em processos licitatórios é um diferencial.
  • Identifique oportunidades mais rapidamente: participe de reuniões, eventos e comunidades do setor que te mantenham atualizado sobre as novidades do mercado.
  • Adote uma postura para ser lembrado: crie relacionamentos que façam sua empresa crescer. Mantenha um canal aberto de comunicação com a administração pública.

Como a tecnologia pode ajudar a vender para o governo

Além das práticas apresentadas pelos especialistas convidados, é importante reforçar a importância de atuar com agilidade e precisão nas licitações.

Para isso, a tecnologia é a grande aliada para as empresas que buscam como vender para o governo com mais segurança e eficiência. A plataforma Minha Effecti oferece uma solução completa para licitantes: 

  • Busque editais personalizados e que façam sentido para o seu negócio.
  • Utilize a Aimê, nossa inteligência artificial, para encontrar informações no edital em segundos.
  • Simplifique o processo de cadastramento de propostas e mantenha sua documentação organizada.
  • Participe de disputas simultâneas e aumente as chances de sucesso com o robô de lances.
  • Facilite a comunicação com os órgãos públicos com o monitoramento de chat.
  • Tenha recursos de análise de mercado para aumentar sua competitividade.

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