Dê play e ouça o conteúdo completo sobre as compras públicas no segundo semestre:
Assim como os demais mercados, as compras públicas passam por diferentes períodos durante o ano, vezes com mais oportunidades, vezes com instabilidade.
Além de seguir as movimentações do mercado, o calendário de licitações também acompanha o ritmo da execução orçamentária, que leva a momentos de grande sazonalidade, marcados pelo aumento no volume de compras.
Por isso, é comum um acúmulo de compras e contratações a partir do segundo semestre de cada ano, o que significa mais oportunidades para as empresas que vendem para o Governo.
Neste artigo, vamos entender melhor esses períodos de sazonalidade e como aproveitar as oportunidades:
Sazonalidade nas compras públicas
Entende-se como sazonalidade as variações no desempenho que acontecem em intervalos de tempo alternados. Na perspectiva mercadológica, essas variações de desempenho estão relacionadas ao volume de vendas:
- Períodos de alta sazonalidade: crescimento no volume de vendas devido a fatores externos (como datas comemorativas, por exemplo);
- Períodos de baixa sazonalidade: queda no volume de vendas, em momentos de crise econômica, por exemplo.
Nas compras públicas, historicamente, temos o segundo semestre do ano como um período de alta sazonalidade, mas por que isso acontece?
Todo ano, é decidida e aprovada uma Lei Orçamentária Anual, conhecida como LOA, que define o quanto cada área da administração pública poderá gastar ao longo do exercício fiscal.
Muitas vezes, a aprovação dessa Lei pode ocorrer apenas a partir do segundo trimestre do ano vigente – em 2025, por exemplo, a LOA foi aprovada apenas em março – por isso, é comum que o planejamento orçamentário dos órgãos públicos comece após esse período.
Dessa forma, muitas das obras, contratações e compras previstas para atender aos setores públicos acabam acontecendo apenas no segundo semestre do ano.
Licitações desertas: novas oportunidades nas compras públicas
Além dos fatores relacionados ao planejamento orçamentário dos órgãos públicos que, como vimos, estão diretamente associados à LOA, existem ainda outras razões para a alta sazonalidade deste período.
Uma delas é o crescimento das chamadas “licitações desertas”. Segundo o artigo 75, inciso III, da Lei 14.133/21, uma licitação deserta ou “fracassada” ocorre quando:
- Licitação deserta: em que não surgiram interessados em participar da licitação; ou
- Licitação fracassada: por ausência de propostas válidas, incluindo os casos em que as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado, ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes. Ou seja, todas as propostas foram desclassificadas, mesmo após as negociações e convocações previstas no arts. 61 e 90, § 4º, da Lei 14.133/2021.
Por que acontece o aumento de licitações desertas no segundo semestre?
Com a aceleração de novos contratos em vista do cumprimento do orçamento dentro do exercício fiscal, o período apresenta alta demanda em todos os setores e, consequentemente, alguns nichos de mercado podem ficar desfalcados.
O que pode parecer um problema para alguns negócios é, na verdade, uma grande oportunidade para as empresas que planejam sua atuação no mercado.
Afinal, são oportunidades de participar de editais com alto potencial e fechar um contrato com mais facilidade.

Como atuar estrategicamente com compras públicas neste momento?
As empresas que agem com planejamento tático, conseguem aproveitar melhor as oportunidades. Algumas práticas recomendadas são:
1. Reforçar a busca por editais com alto potencial
Se o seu time não estiver atento às oportunidades do mercado, sua empresa não conseguirá aproveitá-las. Criar uma rotina de busca e avaliação de editais com alto potencial para o seu negócio é essencial nesse período.
Para isso, utilize o aplicativo da Effecti. Com ele, você pode cadastrar as informações do seu negócio e receber licitações alinhadas ao seu nicho de atuação.
E o melhor: gratuitamente! Acesse o link e baixe agora mesmo.
2. Avaliar e ajustar seu planejamento interno
Há muita volatilidade nas compras públicas e, mesmo antecipando as tendências, é recomendável que as empresas estejam sempre revendo e avaliando seus planejamentos para o período.
Perdeu uma licitação muito relevante para o seu negócio? Recalcule a rota e busque pequenos certames que possam participar. Conseguiu a melhor posição em um grande processo? Agilize as documentações para avançar quanto antes.
3. Conheça seu histórico de disputas e trabalhe com dados
Sua empresa já licita há mais tempo? Utilize seus dados históricos para tomar decisões assertivas e antecipar possíveis processos relevantes.
Com a Análise de Mercado da Minha Effecti, você tem acesso aos seus dados históricos e ainda pode compará-los com dados de benchmarking do seu setor:

4. Agilize processos com a tecnologia
Muitas empresas ainda realizam todos os processos licitatórios de forma totalmente manual e perdem diversas oportunidades pela falta de atenção e agilidade.
No entanto, a Lei 14.133/21 já prevê o uso legal da tecnologia para auxiliar os licitantes e tornar mais acessível e eficiente o processo licitatório.
Com ferramentas como a Minha Effecti, você tem acesso a uma plataforma completa de automação e ainda conta com a nossa inteligência artificial para leitura de editais.
Conheça todas as funcionalidades exclusivas da Minha Effecti e licite com mais estratégia:
