Dê play e ouça como utilizar a IA para licitações e otimizar os resultados no mercado de compras públicas:
O dia a dia dos licitantes é repleto de desafios: alto volume de editais para ler e analisar, processos burocráticos e morosos, além de diversos riscos ao homologar uma nova proposta.
E, por conta dessa rotina desafiadora, é fundamental que os licitantes possam contar com ferramentas estratégicas que facilitem as operações no dia a dia.
Nesse sentido, a tecnologia — principalmente a inteligência artificial —, tem se tornado cada vez mais importante para os licitantes. Com a Lei 14.133/21 e a digitalização do mercado de compras públicas, a IA para licitações surge como uma nova perspectiva de crescimento.
Vamos entende neste artigo como utilizá-la para ampliar as oportunidades na sua empresa:
IA para licitações no setor público: tendências e aplicações
A adoção de tecnologias de IA para licitações está se tornando comum no mercado de compras públicas.
Além das empresas e fornecedores, os órgãos públicos e gestores da administração pública estão aderindo às ferramentas de IA para ampliar oportunidades, ganhar eficiência e agilizar processos.
Dessa forma, além de demonstrar mais transparência nos processos, a administração pública aumenta sua credibilidade.
Aplicações práticas de IA nos órgãos públicos
Um caso concreto da aplicação da IA no dia a dia das compras públicas é vista no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que desenvolveu o sistema chamado “VigIA”, uma IA que analisa editais enviados ao tribunal antes da publicação.
Com a nova ferramenta, somente entre abril e outubro de 2024, foram examinados 7.711 editais dentre mais de 33 000 recebidos, gerando 63.445 apontamentos de inconsistência.
Como resultado, foram retificados 215 editais, representando cerca de R$ 2 bilhões em objetos de licitação que passaram por essa revisão.
Já no âmbito nacional, a Controladoria Geral da União (CGU) desenvolveu a “Alice” (Analisador de Licitações, Contratos e Editais), ferramenta de IA que atua na prevenção de riscos em licitações.
Esses casos mostram como a IA está entrando na rotina da administração pública.
IA para licitantes: ferramentas que ampliam as oportunidades para fornecedores
Do outro lado da moeda, os licitantes também estão investindo em novas tecnologias para ampliar suas oportunidades nas compras públicas.
Enquanto a Administração trabalha em ferramentas de gestão e manutenção de riscos, os licitantes buscam otimizar e simplificar o dia a dia.
Pensando nesse propósito, a Effecti desenvolveu a “Aimê” (Artificial Intelligence da Minha Effecti), nossa própria ferramenta de IA focada na leitura e análise de editais:

Para participar de um processo licitatório, é preciso conhecer e analisar o edital antes de encaminhar uma proposta; afinal, participar de processos desalinhados com o potencial do seu negócio pode gerar sanções e penalizações.
No entanto, essa análise manual demanda muita concentração e tempo dos licitantes. Com a Aimê, é possível realizar a análise de editais através da interação por perguntas com a IA.
Dessa forma, é possível identificar riscos e oportunidades para o seu negócio, aprimorar sua proposta e licitar com mais assertividade em poucos segundos.
Aimê é reconhecida e premiada
A Aimê é uma ferramenta de IA reconhecida no mercado! Em 2025, as empresas do grupo Nuvini participaram de um projeto em parceria com a Oracle Brasil para incentivar o uso estratégico das ferramentas de inteligência artificial.
Em uma competição com outras ferramentas em desenvolvimento, a Aimê foi a grande vencedora do projeto, destacando a capacidade de inovação da Minha Effecti no mercado de compras públicas.
A IA para licitações está transformando o mercado de compras públicas, e a Effecti faz parte desse movimento.
Conheça a Aimê e como a sua operação pode avançar para o próximo nível com tecnologia, segurança e assertividade. Converse com nossos especialistas.