Dê play e veja como sua empresa pode fortalecer a imagem junto ao governo para aumentar o sucesso nas licitações:
A maioria dos licitantes comete o mesmo erro em algum momento da sua jornada: acreditar que apenas o preço mais competitivo será considerado no momento da contratação em processos licitatórios.
Apesar das dinâmicas de preço constituírem uma parte fundamental das negociações, a credibilidade e a consistência no mercado são fatores essenciais para o reconhecimento do negócio em licitações para o Governo.
Portanto, se a sua empresa está focada apenas em homologar editais e não estabelece iniciativas para aprimorar sua reputação junto à administração pública, pode estar perdendo credibilidade e oportunidades interessantes para o seu negócio.
Confira o artigo até o final para aprender como fortalecer sua imagem em licitações para o governo:
O que significa ter uma boa imagem junto ao governo para as licitações?
Assim como acontece nas relações comerciais B2B, onde transações de bens e serviços ocorrem entre empresas, o Governo busca parceiros estratégicos que cumpram os requisitos dos processos licitatórios, mas que também ofereçam segurança na entrega, na qualidade e nos resultados.
Dessa forma, as empresas com maior credibilidade no mercado têm mais chances de atingir o sucesso nos processos licitatórios.
Credibilidade construída no dia a dia
É incorreto, no entanto, pensar que apenas empresas grandes e consolidadas no mercado podem atingir esse patamar.
A credibilidade frente ao Governo é desenvolvida no dia a dia, com ações que reforçam a boa reputação da empresa frente aos processos licitatórios. Por exemplo:
- cumprimento de prazos;
- qualidade dos serviços prestados;
- atenção ao edital e histórico de penalizações;
- cumprimento das exigências;
- consistência na atuação.
Como os órgãos públicos avaliam os fornecedores nos processos licitatórios?
Os órgãos públicos seguem um processo estruturado de avaliação dos fornecedores antes de dar seguimento ao contrato nas compras públicas. Regido principalmente pela Lei 14.133/21, esse procedimento segue duas etapas:
Fase 1: Habilitação (Seleção Inicial)
Nessa primeira etapa, os órgãos responsáveis pela licitação avaliam as condições da empresa em cumprir os requisitos para a execução do processo licitatório, seja na oferta de serviços ou na compra de produtos.
Para isso, são analisados:
- Habilitação jurídica: existência legal do fornecedor e compatibilidade dos documentos apresentados;
- Qualificação técnica: análise da capacidade de entrega operacional e profissional do objeto contratado;
- Regularidade: análise dos critérios Fiscais, Sociais e Trabalhistas da empresa por meio da documentação apresentada;
- Requisitos de Integridade: adequação da empresa aos projetos de compliance (principalmente em processos maiores);
- Qualificação Econômica: avaliação da saúde financeira do negócio e a capacidade e cumprir o contrato.
Ou seja, é nessa fase que a imagem da empresa entra em avaliação! Mesmo que não esteja descrito explicitamente, todos os critérios avaliados na fase de Habilitação são os componentes que definem a reputação da empresa frente ao Governo.
Fase 2: Critérios de Julgamento
No segundo estágio da contratação, são considerados os critérios de avaliação das propostas mais relevantes:
- menor preço ou maior desconto;
- melhor técnica ou conteúdo artístico;
- retorno econômico;
- técnica e preço.
Esses são os critérios que os licitantes costumam considerar como “os mais importantes” no processo licitatório. No entanto, sem uma imagem consolidada no mercado, dificilmente sua empresa chegará a disputar essa etapa.
Fatores que fortalecem a reputação da empresa frente ao Governo
Agora que já ficou claro porque a sua empresa deve se concentrar em construir uma imagem relevante junto ao Governo, confira quais são os fatores que podem influenciar na visão que a sua empresa passa para os órgãos públicos:
- Cumprimento de contratos sem falhas: demonstrar que a sua empresa está preparada para entregar os resultados esperados pela administração é o primeiro passo para construção de uma imagem positiva, principalmente se houver experiência em processos anteriores.
- Transparência e ética nas negociações: agir com transparência em todos os processos, entregando as documentações alinhadas ao processo é uma forma de mostrar como a sua empresa está regularizada no mercado.
- Qualidade consistente das entregas: comprometimento e entrega de valor, mesmo que em processos pequenos, demonstram a seriedade do negócio quanto à qualidade.
- Programa de Integridade: os projetos de compliance já são exigência em mercados maiores. No entanto, empresas menores que contam com essas iniciativas conseguem destaque nas disputas.
- Relacionamento profissional e respeitoso com os órgãos públicos: manter uma relação positiva com os órgãos públicos é fundamental para o sucesso nas licitações para o governo.
Processos internos que sustentam a boa imagem nas licitações
Além dos fatores externos, a forma que os processos internos são conduzidos podem refletir na imagem da empresa de maneira positiva.
Empresas que se preocupam com a organização dos processos e documentos, realizando uma gestão clara de prazos que estabelece responsabilidade frente ao mercado de compras públicas demonstram mais segurança e experiência.
Além disso, os órgãos públicos monitoram o desempenho das empresas em licitações anteriores, e fazer uso de indicadores que comprovam sua eficiência e manter sua equipe atualizada sobre as inovações do mercado são formas de apresentar a busca de desenvolvimento constante.
O papel da tecnologia na construção da credibilidade nas licitações
Por fim, as empresas que já entendem o poder da credibilidade dentro dos processos licitatórios estão em busca de otimizar sua atuação para manter a reputação frente ao Governo.
Para isso, contam com a tecnologia como parceira estratégica. A automação expandiu os limites de atuação das empresas nas compras públicas.
Além de centralizar as informações relevantes sobre a empresa, a Minha Effecti evita retrabalho da sua equipe de licitações e oferece dados e inteligência para atuar de forma mais segura e assertiva.
Torne sua empresa mais competitiva e eleve sua reputação no mercado de compras públicas! Conheça todas as funcionalidades da Minha Effecti:
